Saber quando é melhor escolher software ERP local em em nuvem é importante para empresas que buscam otimizar ao máximo sua produtividade e escolheram um sistema de gestão para isso.
Mas, a dúvida que fica na maioria das pessoas que estão escolhendo um bom ERP é: será que vale a pena investir no software ERP local ou em nuvem? No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre esse assunto, traçando um panorama comparativo entre ambas as opções – que, adiantando, têm suas vantagens particulares! Veja abaixo!
Primeiro, qual a diferença entre um software ERP local e um em nuvem?
Para compreendermos o centro da questão, precisamos explicar, antes de mais nada, a diferença entre um software ERP local e um software ERP em nuvem.
Basicamente, o ERP é um sistema de gerenciamento de atividades de uma empresa ou negócio, onde é possível organizar demandas, realizar planilhas, fazer levantamentos e ajudar na tomada de decisões baseando-se nessas informações ricas colhidas ao longo do tempo.
Agora, vamos às diferenças:
ERP Local:
O software ERP local será instalado em um sistema geralmente chamado de On Premises, onde a ideia é que todo o backup de informações seja realizado em um servidor dentro da própria empresa, seja na que contratou o software, ou no servidor local dele, algo que é mais raro.
Para entendermos de maneira simples, é como salvar os arquivos em um computador – no caso, no servidor da empresa – ao invés de salvar no Google Drive ou outro sistema de armazenamento em nuvem.
Para que esse servidor fique em pleno funcionamento, é preciso que um profissional de TI o instale e sempre fique de olho em possíveis manutenções, indo à empresa de tempos em tempos para garantir que nada foi perdido.
Esse gerenciamento pode ser feito de maneira interna, por um profissional contratado, ou por uma empresa terceirizada, como a que ofereceu o próprio software de ERP.
ERP em nuvem:
Já quando falamos em ERP em nuvem, estamos nos referindo de um sistema onde o backup não ficará armazenado na empresa e nem em um servidor local e, sim, na nuvem, como acontece com servidores como o Google Drive.
Dessa forma, não é preciso se preocupar com a manutenção do servidor e nem com realizar backups, pois eles são geralmente automáticos.
A operação é online de maneira 100% e a empresa não precisa instalar uma grande sala de servidores e nem comprar hardwares para realizar o armazenamento.
O software faz isso de forma automática, sem ocupar espaço no computador da empresa.
Quando é melhor escolher software ERP local ou em nuvem?
Para fazer a escolha do melhor software ERP para sua empresa, é preciso considerar uma série de fatores.
O software ERP em nuvem é mais seguro, pois uma pane nos servidores e computadores da empresa não irá causar problemas, além de ser mais prática, já que é possível acessar todas as informações de qualquer lugar.
Mas, o empresário deve colocar na ponta do lápis os custos de cada opção e falar com uma empresa especializada para garantir que a escolha ideal foi tomada.
Entre em contato conosco para que possamos te ajudar a decidir entre um software ERP local ou em nuvem! Vamos te explicar como funciona a instalação, os custos e tudo que envolve esse processo!
Gostou das informações de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!