Com a transformação digital surgiram boas ferramentas e canais de comunicação. Porém, com a expansão da internet algumas más práticas também surgiram.
SPAM é o nome dado às mensagens indesejadas que chegam por e-mail, redes sociais, comentários de blog entre outros e por aí vai.
Não só faz referência a e-mails indesejados, mas também a comportamentos em redes sociais para propagar notícias falsas e gerar tráfego para correntes.
Além disso, podem envolver a prática de ataques tipo phishing ou golpes elaborados por criminosos. Phishing é um tipo de fraude onde são enviados e-mails fake com link e/ou anexo malicioso, dessa forma enganando as vítimas.
Estima-se que 45% do tráfego mundial de e-mails seja SPAM.
A Techconn abordou o ciberataque nesse artigo!
O que é SPAM?
Sobre a origem do termo SPAM, há diferentes versões. A mais aceita é que a expressão vem de um quadro do grupo de humoristas Monty Python. Na cena, dois clientes estão em um café e percebem que em todos os itens do cardápio contém os enlatados da marca norte-americana SPAM, mesmo que o cliente não queira.
A outra versão afirma que o termo é uma sigla para “Sending and Posting Advertiement in Mass”, em português “Enviar e Postar Propaganda em Massa”.
Quais os tipos de SPAM?
A clássica prática de SPAM é através do e-mail, porém pode chegar por outros canais que enviam mensagens em massa, como SPAM em app’s de mensagem, SMS, redes sociais, blogs, Spamdexing e até ligações.
Com diferentes formas que o conteúdo indesejado, e algumas vezes perigoso é disseminado, todo cuidado é pouco.
Através de propagandas maliciosas, fake news, correntes nas redes sociais e aplicativos de mensagem o SPAM está presente e pode ser compartilhado para toda sua rede de contatos.
Como evitar o SPAM?
- Mantenha seu celular e computador protegidos com antivírus e antispam
- Configure sua privacidade nas redes sociais
- Ao se cadastrar em algum site, avalie se ele é realmente confiável
- Não acesse sites promovidos por SPAM
- Tenha cuidado ao fazer download de arquivos de sites duvidosos
- Caso você receba um e-mail indesejado, marque-o como SPAM para que o servidor de seu e-mail bloqueie esse remetente
- Evite clicar em links de e-mails suspeitos
- Bloqueie números indesejados tanto em ligações, quanto em mensagens
Lembre-se de sempre ficar atento com essas medidas de prevenção e tome cuidado com o SPAM para que você não tenha nenhum tipo de prejuízo.