O eSocial é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Ele impacta diretamente a gestão empresarial, que precisa se adequar as normas governamentais para entrega de informações referentes aos trabalhadores.
Na prática, além de um controle mais rigoroso sobre os dados dos trabalhadores, o eSocial também tem a função de auxiliar a gestão empresarial ao integrar informações, antes entregues e preenchidas em declarações diferentes.
No processo de integração, o governo promoveu a unificação de 15 obrigações, que antes eram informadas à órgãos distintos. Nesta relação, incluem-se guias de recolhimento de FGTS, Livro de Registro de Empregados, Carteira de Trabalho, Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte, Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais, Guia da Previdência Social, entre outras.
Quais são as principais exigências do eSocial?
Uma das principais exigências para implantação do eSocial, é que ela seja feita por todas as empresas privadas ou públicas, incluindo as optantes pelo Simples, MEI e pessoas físicas que possuam colaboradores registrados.
A implantação do eSocial está acontecendo em etapas e na primeira delas, se enquadravam empresas com faturamento anual acima de R$ 78 milhões.
Atualmente, encontra-se em liberação a 4ª fase, onde as empresas devem enviar informações de SST (Saúde e Segurança no Trabalho).
Todas as integrações previstas nesta etapa, estão contempladas e podem ser atendidas pelas soluções TOTVS. Essa é uma grande vantagem dos softwares, que são desenvolvidos para suprir todas as exigências governamentais.
E como fica a adequação sistêmica?
Com a unificação de tantas informações, é comum, parte delas não conversarem diretamente com o portal do eSocial.
Isso porque, cada empresa é responsável por escolher os sistemas utilizados para controles que vinculam seus funcionários às obrigações fiscais, trabalhistas, tributárias e previdenciárias.
Deste modo, é bastante importante que sua empresa possua um sistema de ERP, capaz de integrar todos os dados, a partir de bases distintas.
Como garantir a integração do eSocial através dos sistemas TOTVS?
Quem já possui e utiliza as ferramentas da TOTVS para entrega das informações do eSocial, provavelmente conhece o caminho para a atualização nesta nova fase.
Ainda assim, para evitar informações incorretas no sistema e visando garantir a integração correta, você conta com o Suporte AMS da Techconn, com profissionais dedicados na sua operação.
Quem ainda não utiliza as ferramentas TOTVS também pode aproveitar o momento e atualizar seu sistema, promovendo maior confiabilidade na troca de dados entre sistemas, criando uma estrutura completa, com suporte dedicado para que os times tenham disponibilidade para outras tarefas na sua rotina de trabalho.
Para evitar dores de cabeça na sua operação e garantir a integração do eSocial da maneira correta em cada uma das fases, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato da nossa equipe de atendimento.