O capital intelectual é um patrimônio intangível de uma empresa. Ele está relacionado a habilidades, conhecimentos e criatividade do quadro de colaboradores.
Essa união de recursos gera um diferencial competitivo dentro do mercado de atuação, assim como aumenta a lucratividade gerando valor ao negócio. Continue lendo o artigo abaixo e entenda o que é capital intelectual e qual é seu papel dentro de um empreendimento.
Modalidades
Como um bem imaterial da organização, o capital intelectual não está presente em infraestrutura, mas na capacidade de gerar conhecimento e inovação como uma forma de alavancar o negócio no mercado.
Esse recurso é dividido em três categorias diferentes: humano, estrutural e relacional. Acompanhe os tópicos abaixo e entenda como é feita a gestão de conhecimento.
Humano
O capital intelectual humano diz respeito às experiências e às habilidades do funcionário usadas para bater metas da empresa. Nesse caso, estão incluídos recursos como talento, experiência e conhecimento de todos do quadro de colaboradores.
Esse tipo de modalidade favorece a relação entre o capital humano e o capital intelectual, já que as informações podem ser repassadas entre os membros da equipe com o objetivo de aumentar a produtividade e lucro da empresa.
Estrutural
No desenvolvimento do capital intelectual também está o conhecimento que envolve o uso de ferramentas e informações da empresa, chamado de estrutural. Essa modalidade classifica a capacidade de sistematizar e formalizar processos com eficiência.
Ao contrário do capital intelectual humano, em que esse conhecimento é transmitido para o funcionário, o estrutural permanece na organização, mesmo que o colaborador decida se desligar.
Relacional
A categoria relacional é usada para designar o conhecimento voltado para a habilidade de um indivíduo em se comunicar com outras pessoas — inclusive clientes —, formando redes de relacionamento. Esse conhecimento é desenvolvido por meio de colaboração e troca de experiências e ideias.Nessa modalidade, o foco principal é o capital humano das empresas — quadro de funcionários —, já que a base para o desenvolvimento do capital intelectual relacional é a convivência.
Qual é a importância do capital intelectual?
Como o se baseia na união de conhecimentos e informações dos funcionários, investir em pessoas torna-se o foco principal. Esse é um valor que, se bem aplicado, pode gerar retorno financeiro ao se apresentar produtos e serviços de qualidade.
Entre as principais habilidades que podem ser desenvolvidas dentro de uma empresa, estão:
- Criatividade;
- Comunicação eficaz;
- Relacionamento com clientes e fornecedores,
- Conhecimento acadêmico.
Para ajudar a entender melhor a importância desse recurso para o seu empreendimento, nós listamos a seguir dois pontos que se tornam eficazes, quando o capital intelectual é ampliado.
Valorização dos funcionários
Assim que uma política de capacitação e treinamento é adotada nos processos internos de uma empresa, é comum que até 50% da produtividade aumente devido ao sentimento de valorização.
Redução do turnover
O aumento da taxa de turnover é uma preocupação para qualquer empresário, já que uma saída massiva de funcionários significa a perda de capital intelectual. Por isso, quando esse tipo de conhecimento é valorizado, a taxa de rotatividade de pessoal costuma ser baixa.
Como incentivar o capital intelectual?
O capital intelectual está relacionado à gestão de conhecimentos presentes em uma organização e, se bem explorado, pode gerar valorização da empresa no mercado. Confira dois modos para começar a investir.
Investir em plano de carreira
O plano de carreira é um programa no qual fica estipulado o caminho que cada colaborador pode seguir, assim como suas expectativas e deveres dentro da empresa. Como o intuito é fazer com que ele cresça profissionalmente, essa estratégia ajuda no crescimento.
Estimular a troca de conhecimentos
A troca de conhecimentos também é outro modo de desenvolver essa modalidade em uma organização. Quando há o compartilhamento de ideias e valores, fica mais fácil desenvolver novas habilidades, contribuindo para uma tomada de decisão eficiente.