Outubro é o mês mundial de combate ao câncer de mama. Esse movimento visa a conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer.
Por medo ou desinformação, muitas pessoas evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se descoberto no início. Por isso, é necessário desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como um mal incurável e inevitável.
Alguns cânceres, entre eles o de mama, apresentam sintomas e sinais em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente ajuda na boa resposta ao tratamento e, assim, na redução de mortalidade.
O que é câncer de mama?
Uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Existem variações de câncer de mama, alguns se desenvolvem com maior rapidez e outros não.
Depois do câncer de pele, é o tipo mais comum no Brasil, e o que causa mais mortes. No ano de 2023, a estimativa é de 73.610 novos casos de câncer de mama. É raro, mas 1% dos casos acontecem em homens.
Quais os sinais e sintomas do câncer de mama?
Caroço (ou nódulo) endurecido, alterações no mamilo, saída espontânea de líquido e pele avermelhada são os principais sintomas.
Tais alterações precisam ser investigadas quanto antes, porém podem não ser câncer de mama. Em mulheres com mais de 50 anos, qualquer caroço na mama deve ser investigado. Em mulheres mais jovens, qualquer caroço deve ser investigado se persistir por mais de um ciclo menstrual.
Todos devem conhecer seu corpo, independentemente da idade, para saber o que é normal ou não nas suas mamas. A maior parte dos cânceres é descoberta pelas variações percebidas pelas próprias mulheres.
É recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.
Exames de rotinas são essenciais para que a sua saúde fique em dia. Em caso de qualquer alteração persistente, procure um médico. A rapidez da avaliação facilita a detecção precoce da doença.
A Techconn apoia essa causa. Cuide-se sempre!