O CSC, sigla para Centro de Serviços Compartilhados, ou a sigla em Inglês SSC, Shared Service Center, é um modo de trabalho, cuja principal metodologia é centralizar as atividades. Mas não é apenas isso que resume o CSC e, no texto de hoje, vamos falar um pouco sobre ele e quais os seus principais benefícios, capazes de transformar a rotina da sua empresa. Veja abaixo e descubra um pouco mais sobre esse instrumento incrível!
Afinal, o que é CSC?
O CSC é um instrumento de gestão, isso de maneira simplificada e objetiva. Mas, muito mais do que isso, é um modo de trabalho, onde é possível unir todos os setores de uma empresa, desde o atendimento, até a execução, passando pela diretoria e todos os processos do negócio, como o T.I. e o RH.
De modo geral, o CSC passa por três pontos principais: a unificação dos departamentos, a segregação das atividades transacionais das não-transacionais e a centralização das atividades. Com esse conceito, fica fácil compreender que a centralização de atividades é apenas um dos braços do CSC, não o único conceito. Unificar departamentos e ajudar na tomada de decisões faz parte do CSC e são coisas extremamente importantes para que ele funcione bem.
Quais os benefícios do CSC?
O CSC é um instrumento que tem como objetivo centralizar as informações e, mais do que isso, unificar os setores. Com um CSC funcionando, a empresa consegue compartilhar o que é importante de ser compartilhado, ajudando na tomada de decisões e na visão geral do negócio. Do RH aos processos, todo mundo consegue caminhar em conjunto e rumo ao mesmo objetivo. Os benefícios do CSC, dentre muitos, são:
1- Padronização dos processos
Processos padronizados, com as devidas ressalvas para cada setor, resultam em maior produtividade e menos erros. Isso, obviamente, gera menos custos e mais lucros para a empresa. Veja que, citando apenas um benefício, conseguimos linkar pelo menos mais dois agregados – e não importantes quanto.
2- Melhor relacionamento com os clientes
Com um fluxo de trabalho que funciona melhor, os clientes ficam mais satisfeitos e podem se conectar com a empresa de uma maneira mais direta. Mesmo em grandes empresas, o CSC ajuda a aproximar o cliente, garantindo que ele tenha um relacionamento mais saudável com o seu negócio e, com isso, não feche o contrato, mantendo-se fiel.
3- Setores que se comunicam
Com setores que se comunicam, sua empresa evita erros que podem causar inúmeros problemas, como um prejuízo ou até mesmo a perda de um cliente. O CSC permite que haja essa integração, seja em negócios pequenos ou nos grandes. Um dos benefícios do CSC é que ele funciona em diversos modelos de empresas.
E como implantar um CSC?
É importante que sua empresa entenda o conceito, descubra o que vale a pena compartilhar e o que deve ser mantido apenas com a diretoria e, claro, que haja um bom sistema de gestão por trás para garantir o sucesso da implementação.
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