O que é cabotagem e quais seus benefícios na logística?
A cabotagem é a movimentação de cargas entre portos de um mesmo país. No Brasil, essa modalidade pode representar um ganho às empresas de logística, visto que grande parte das atividades comerciais, além de polos industriais, se encontra próxima à costa litorânea.
Os navios de cabotagem podem ter um alcance impressionante de transporte, exigindo menos custos e tendo maior capacidade de carga, o que facilita toda a operação logística. Para conhecer melhor essa alternativa, continue com a leitura do artigo que preparamos.
O que é cabotagem?
O termo se refere à navegação entre portos do mesmo país. Essa alternativa de transporte pode ocorrer pela costa marítima, mas não se limita a ela, podendo se estabelecer em vias de rios e lagos.
Essa prática acontece em diversos países, e, dependendo da proximidade dos portos entre fronteiras, atividades de cunho internacional também podem acontecer, como é o caso de Brasil e Uruguai, por exemplo.
Grandes cargas, que abastecem indústrias e representam insumos ou matéria-prima para produções, obtêm um ganho importante pelo processo de navegação. Isso pode acontecer com o transporte de madeira, combustível e outros produtos químicos, essenciais para o funcionamento de fábricas.
Benefícios da cabotagem
Diminuindo o tráfego de cargas pelas rodovias, o processo apresenta vantagens para empresas e consumidores. Dessa maneira, as transportadoras podem obter maior eficiência em toda a sua cadeia de suprimentos. Confira a seguir alguns dos principais benefícios trazidos pela cabotagem.
Redução de custos
Com os custos de transporte mais baixos, em relação ao transporte rodoviário, é possível oferecer preços menores aos consumidores, aumentar a receita da empresa e, de quebra, destacar-se da concorrência.
Vale lembrar que é interessante contar com uma margem um pouco maior para entregas nessa modalidade, uma vez que o desembaraço e a liberação de cargas podem ser mais demorados.
Cargas transportadas em maior volume
Quando falamos do transporte de cargas por vias marítimas, nos referimos a navios, o que possibilita a acomodação de muito mais itens de uma só vez. Com um alto volume enviado uma única vez, não há a necessidade de remessas separadas.
Em uma operação de abastecimento de centro de distribuição, por exemplo, optar pela cabotagem é a melhor escolha, pois facilita o recebimento, a organização e os custos, que seriam elevados no transporte terrestre.
Segurança no transporte
A navegação de cabotagem representa riscos bem menores em relação a perdas de mercadorias, roubos de cargas ou furtos de veículos que rodam em estradas. Ao transportar produtos por vias marítimas, é possível contar com maior controle e segurança.
Além de diminuir os riscos para os colaboradores, uma carga roubada, por exemplo, exige que os produtos sejam enviados novamente aos destinatários, sem custos adicionais, além da perda do próprio veículo. Problemas dessa natureza podem trazer grandes prejuízos ao negócio.
Sustentabilidade e extensão navegável
O transporte marítimo emite menos poluição no meio ambiente, e, como já citamos, por fazer menos viagens, reduz ainda mais os impactos ao ecossistema. Na busca pela diminuição de CO2 na atmosfera e pelas próprias exigências da legislação esse é um ponto fundamental na estratégia.
Quando nos referimos ao Brasil, o país conta com uma grande área de costa navegável — por volta de 8 mil km —, e vias entre rios e lagos — 40 mil km. Dessa forma, é possível atravessar os mais de 30 portos de norte a sul, sem grandes desvios de rotas.