As ferramentas no método de ensino EAD tiveram um crescimento significante no País no ano de 2020.
Embora já sendo conhecidas e usadas na maior parte das instituições de ensino, com a pandemia a adesão por essas ferramentas aumentou muito desde então.
Com isso, para que o ensino à distância seja de qualidade, as instituições precisam recorrer a boas e eficientes ferramentas para que os alunos tenham boas eficiência no ensino.
Vamos abordar quais as ferramentas de fato são mais completas e populares e quais os benefícios dessas plataformas tanto para os alunos, como também para os professores e instituições de ensino em geral.
Sabemos que é através das ferramentas de educação à distância que tornam o EAD mais completo e é possível centralizar a teoria de estudo do aluno.
Através desta modalidade o estudante torna-se o protagonista e o professor um facilitador para o aluno nesse quesito, ou seja, o professor conta com um meio de transformar o ensino em algo atrativo, já o estudante escolhe a melhor maneira de assimilar o conteúdo em aula.
Dentre várias plataformas de EAD virtuais no mercado, estão elas:
Moodle:
A plataforma Moodle é um sistema AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) grupo que classifica software aplicado a gestão de ensino em ambientes virtuais, é uma das ferramentas mais utilizadas que garantem aproximação entre educadores e alunos, o que o Moodle oferece:
• Grande disponibilidade
• Escalabilidade
• Facilidade de uso
• Interoperabilidade
O Moodle, por ser um software livre, ele é uma plataforma que pode ser customizado, sendo uma ótima ferramenta moderadora de aprendizagem, usado por escolas, grandes empresas, universidades, entre outros.
Google Classroom
Uma plataforma desenvolvida pelo Google que permite a comunicação entre as turmas realizando as aulas via Google Meet e conta com recursos que ajudam na compreensão de conteúdo.
Microsoft Teams
A ferramenta em questão tem o papel de Workspace, ou seja, um espaço virtual que oferece chamadas de voz e vídeo, armazena e gerencia documentos tendo como foco produtividade e gestão de tempo, tudo integrado com os aplicativos Word, Excel, Outlook e One Drive.
Então, neste caso a instituição de ensino que já atue com Microsoft Office 365 nativamente, fica mais fácil a utilização desta plataforma, pois se torna única para gerenciar as soluções do Office com as funcionalidades do Microsoft Teams.
Além disso, a plataforma funciona de forma integrada as aplicações que não são diretamente da Microsoft, como exemplo:
• Central de Atendimento ao cliente;
• ERP de Gestão Educacional;
• Gestão de Projetos;
• Inteligência Artificial;
• Ambientes Virtual de Aprendizagem (AVA).
Agora que conhecemos um pouco sobre algumas ferramentas importantes para EAD, saiba por que o Moodle se destaca entre as ferramentas.
Um dos principais benefícios da ferramenta é a possibilidade de integração entre os sistemas, principalmente com o sistema de gestão educacional já existente pela instituição. Para que isso aconteça os dois sistemas devem ter uma conexão em comum, independente se há diferenças entre os fabricantes. Pois como é um sistema livre, ele possibilita que sejam realizadas customizações e personalização entre eles, característica que pode ser explorada para solucionar questões de gestão paralela com outros sistemas através de integração entre eles.
Lembrando que já existem integrações no mercado, principalmente se tratando de integração entre Moodle e o Sistema de Gestão Educacional da TOTVS RM.
Inclusive, prestamos consultoria completa para instituição de ensino que possuam sistema de gestão RM TOTVS, ou empresas que queiram realizar essa integração entre as plataformas. Conte com a Techconn para atualizar, customizar e ter o melhor suporte para sua empresa!
Fale com um de nossos especialistas! Entre em contato agora mesmo.