O sistema integrado e o ERP podem até parecer um com o outro, mas são distintos mesmo compartilhando várias funcionalidades.
Existem vários tipos de sistemas integrados, cada um com capacidades e características distintos.
Entre alguns exemplos de sistemas integrados, temos os sistemas de recursos humanos (RH), inteligência de negócios (BI), gerenciamento da cadeia de fornecimento (SCM), gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e planejamento de recursos empresariais (ERP).
Esse último, o ERP, é o tipo mais comum de sistema integrado.
De maneira simplificada, o ERP é um sistema integrado de gestão, no entanto, nem todo sistema integrado é um ERP.
Como funciona o sistema integrado?
Um sistema integrado auxilia a otimizar e coordenar o uso de recursos em todas as funções e departamentos de uma organização.
Além disso, garante que informações sejam compartilhadas com diferentes partes da empresa de maneira efetiva.
E também torna as tarefas mais eficientes, uma vez que auxilia a automatizá-las.
Com o objetivo de gerenciar, coordenar e otimizar o uso de recursos, ajuda na comunicação entre os departamentos, trazendo melhores resultados.
O sistema integrado liga todos os softwares de negócios usados em uma organização, fornecendo recursos para monitorar resultados e indicadores.
Dados que são coletados por diferentes softwares utilizados podem ser centralizados em um único lugar e ter diferentes níveis de acesso, variando de acordo com a hierarquia dos funcionários.
E mais, vários setores e empresas podem se beneficiar dessa tecnologia, como o setor educacional, setor financeiro e contábil, área comercial, logística e também a agroindústria.
O que é ERP?
O sistema de gestão integrado é a tradução da sigla ERP, que significa “Enterprise Resource Planning”.
A partir dessa tecnologia, o gestor integra atividades de diversos setores, como recursos humanos, finanças, vendas e estoque.
O ERP também oferece funcionalidades como simplificação de processos operacionais, união de inteligência e qualidade para as informações, controle e cumprimento dos prazos, aumento da produtividade entre outras.
Com a centralização de informações, é possível a melhoria de processos internos, tornando o fluxo de dados mais fluido, transparente e também eliminando a duplicidade de informações.
Além disso, há segurança das informações, que conta com diversos mecanismos de proteção, evitando dessa forma a perda de dados.
É importante ressaltar que o sistema ERP apresenta diversos módulos, que podem fazer parte do modelo padrão ou podem ser customizados conforme as necessidades.
Quer saber mais? Nós podemos lhe ajudar!