Consent Management Platform (CMP): o que é, características e como usar
Com a LGPD entrando em vigor, muitos profissionais se viram diante de uma obrigação específica da lei: obter o consentimento de cada usuário para utilizar seus dados. O que parecia um desafio, no entanto, tornou-se muito mais fácil com o Consent Management Platform – CMP.
O Consent Management Platform é exatamente o que o nome dá a entender: uma plataforma de gestão do consentimento do usuário.
À primeira vista, essa pode ser uma solução um tanto estranha para algo praticamente intangível.
No entanto, se você entrou em um site recentemente (e nós sabemos que entrou), ou preencheu algum formulário online, provavelmente teve que aceitar ou recusar alguns termos.
Isso significa que você compartilhou e deu permissão para a empresa utilizar todos, nenhum ou apenas alguns de seus dados pessoais e de navegação.
Gerenciar tudo isso é extremamente complexo, mas também uma obrigação perante as novas leis de dados, como a LGPD brasileira ou a GDPR europeia.
Então, como se adequar às LGPD no ambiente online? A resposta é fácil: com um CMP, uma plataforma que pode desatar esses nós e simplificar a gestão do consentimento de usuários e clientes, permitindo que você saiba exatamente quais dados pode utilizar.
Além de várias outras finalidades, que apenas um CMP pode proporcionar para o seu negócio.