O chamado frete retorno é uma solução que muitas empresas encontram para minimizar os custos com o transporte de cargas. Essa prática ajuda a evitar prejuízos nas viagens em que o veículo retornará vazio. Entenda mais sobre como esse processo funciona e quais são suas vantagens.
O que é frete retorno e como essa prática funciona?
Apesar de o Brasil ter um grande território, constituído por diversas estradas que possibilitam a circulação de caminhões, nem sempre uma entrega será feita em uma região que tenha possibilidade de fazer um frete na volta da viagem. Isso é um problema, já que o caminhão voltará vazio e utilizará recursos para percorrer esse caminho.
Além disso, os custos gerados pelo transporte rodoviário brasileiro tendem a ser elevados. Sendo assim, uma opção válida para solucionar esses problemas é o frete de retorno, que consiste em organizar as rotas de entrega de forma que o veículo faça as viagens de ida e de volta carregando carga.
Para isso, é preciso planejar a viagem, agendando a entrega que será feita primeiramente na ida e uma entrega que será feita no retorno. Essa estratégia de gestão de fretes evita que o caminhão circule vazio e acarrete prejuízos financeiros para a empresa.
Tipos de frete retorno
Existem quatro tipos diferentes de frete retorno que podem ser implementados pela empresa, veja a seguir mais detalhes sobre cada um:
Carga fracionada
O modelo de carga fracionada se trata de carregar em um mesmo caminhão cargas de diferentes destinatários até encher todo o espaço do veículo. É preciso planejar uma rota que englobe todos os clientes da melhor forma possível. Para isso, é preciso agrupar destinatários que estejam próximos, além de coordenar os documentos fiscais de cada um.
Essa pode ser uma tarefa difícil e que exige um planejamento cuidadoso de rotas, entretanto, a carga fracionada pode ser muito lucrativa para a companhia, já que evita o desperdício de espaço dentro do veículo.
Carga fechada
Já a carga fechada acontece quando apenas um cliente utiliza o espaço de um caminhão, de modo que a rota da viagem possui apenas um destino. Nesse caso, é preciso acordar um valor maior para que o transporte gere lucro para a companhia.
Também é viável firmar um acordo com o embarcador, para que seja possível transportar outras cargas, como, por exemplo, um trabalho de logística reversa ou até mesmo um pedido de um fornecedor.
Carga delicada
Nos casos de carga delicada, a transportadora precisa se certificar de que apenas a carga do cliente esteja sendo levada no veículo, para evitar danos. Nesse modelo, não necessariamente o caminhão ficará cheio, e haverá apenas a parada final.
Para que a empresa não tenha prejuízos na volta, ao transportar esse tipo de carga, é preciso fazer um planejamento para garantir que o caminhão retorne transportando outro carregamento.
Carga urgente
A carga urgente é uma das que mais exigem cuidado, já que precisa chegar o mais rápido possível até seu destino e com total segurança. Nesses casos, o frete cobrado costuma ser maior, principalmente se o caminhão precisar voltar vazio.
Muitas companhias se especializam nesse tipo de transportação e dispõem de veículos de tamanhos variados, para que seja possível atender a todas as entregas. Para conseguir frete retorno, uma dica importante é manter um bom relacionamento com empresas que contratam cargas urgentes.
Como maximizar o frete retorno?
Para evitar prejuízos na gestão de transporte e ainda conseguir garantir bons fretes de retorno, é preciso que a transportadora siga algumas estratégias. Veja a seguir dicas que podem ajudar a maximizar o frete retorno:
Planeje a roteirização
Na logística, ter um bom planejamento de roteirização pode fazer toda a diferença para tirar o máximo de proveito das viagens. É preciso que o roteiro atenda a todos os clientes de forma rápida e eficiente. Isso pode ser feito por meio da tecnologia, com o auxílio de um sistema de gestão logística.
Cobre o frete de ida e volta
Como visto anteriormente, em alguns casos, será necessário levar em conta o valor que será gasto tanto na ida quanto na volta da entrega. Esse valor precisa entrar no custo do frete para que a companhia não tenha prejuízo.
Tenha contatos
Se a sua companhia costuma fazer entregas recorrentes em determinadas cidades, uma boa dica é manter relacionamentos com clientes nessas cidades. Dessa forma, será possível conseguir mais fretes que façam a mesma rota.
Invista em tecnologia
O investimento em tecnologia pode facilitar muitos processos, como roteirização de entregas, manutenção preventiva das frotas, cálculos mais precisos de frete, entre outros. Por isso, é preciso implementar um sistema de gestão que tenha funcionalidades que atendam às necessidades da sua empresa.