Ciberataque é a tentativa de obter acesso não autorizado a sistemas de computador com a intenção de roubar, modificar, expor, destruir ou desativar dados.
Essas ações são dirigidas por hackers ou cibercriminosos, que buscam danificar softwares, redes e aplicativos, identificando lacunas nos sistemas utilizados por instituições ou pessoas físicas.
Por isso, a segurança de dados é essencial aos negócios, desde o pequeno empresário até grandes corporações.
Tais ataques não são iguais. Existem vários métodos prejudiciais para empresas utilizados pelos criminosos virtuais para acessar e obter o controle de dados.
A Techconn aborda exemplos de ciberataques a seguir:
Malware
Um software malicioso que pretende a obtenção de dados e de acesso através de vários recursos e pode tornar os sistemas infectados inoperantes.
Phishing
Essa categoria de ataque direciona o usuário para a réplica de um site praticamente idêntico ao original. O usuário então, sem perceber, fornece login, senha e outros dados confidenciais para os cibercriminosos.
Ransomware
O ransomware bloqueia o acesso a todos os arquivos do servidor atacado. Exigem um alto valor financeiro em forma de “resgaste” para que o acesso seja liberado.
Injeção de SQL
Quando um hacker insere um código malicioso em um servidor que utiliza SQL, ou linguagem de consulta estruturada, força o sistema a revelar informações que normalmente não revelaria, deixando o site vulnerável.
Ataque de navegação de serviço (DDoS)
Uma das maiores ameaças ao pleno funcionamento dos sistemas corporativos, esse ataque sobrecarrega as atividades do servidor, deixando o sistema lento e tornando os acessos e sites indisponíveis.
Esses são alguns dos ciberataques mais conhecidos e utilizados. Utilizar plataformas e serviços para proteger seus dados é muito importante.
Já abordamos nesse artigo como fazer a segurança cibernética do seu negócio.
Proteja-se da melhor maneira, com um sistema de segurança confiável e mantenha o antivírus e atualizações de software em dia.
Além disso, faça sempre o backup nas máquinas para não perder nenhuma informação.
Reforce a segurança e evite ao máximo ser vítima de um ciberataque.