Sabemos que a transformação digital está cada vez mais presente em nosso cotidiano empresarial, proporcionando melhora no desempenho e otimizando processos por meio da tecnologia. A introdução é feita através de etapas, pois a organização deve estar bastante engajada e empenhada a se adaptar proporcionando vantagens competitivas.
Mais antes de seguir para foco deste artigo, sobre os estágios da transformação digital dentro de uma organização, quereremos saber se você já está por dentro do que é a transformação digital?
Transformação Digital é um processo que teve início no final dos anos 90 e está cada vez mais presente nos mais diversos setores da sociedade, tal movimento que substitui completamente formas manuais e tradicionais de se fazer negócio para a mais recente alternativa da era digital.
Atualmente a procura das empresas pela transformação digital ainda é um grande desafio, pois uma grande maioria ainda peca nas iniciativas do planejamento estratégico.
Ao contrário dos processos convencionais empresariais, falta um roteiro definitivo, ou ao menos um simples entendimento de alguns pilares. Por este motivo, as organizações optam por buscarem grandes consultorias, empresas de tecnologia como também universidades para liderar esse movimento.
Bom, agora que sabemos um pouco sobre o que é a transformação digital, vamos falar sobre os estágios da transformação digital nas empresas.
De acordo com alguns estudos, muitas empresas já nascem em estágios avançados a transformação digital e outras passarão por todo o processo.
O objetivo nada mais é que digitalizar os seus processos e toda a sua gestão, migrando para um ambiente digital e assim desenvolver novas soluções para os seus consumidores.
Com isso, gradualmente as empresas utilizam destes recursos para serem vistas, como também impactar seus negócios e engajar experiências ao redor de todo o mundo.
Deste modo, existem etapas da transformação digital pela qual a sua empresa vai passar e para saber, qual o estágio que a sua empresa se encontra neste momento é importante conhecer os investimentos já praticados.
Estágio 1: adotando a tecnologia
Nesta etapa, a empresa tem o primeiro contato com novas tecnologias e conhece alguns dos benefícios.
A gestão digital de documentos pode ser uma boa maneira de começar o processo de modernização tecnológica.
O grande risco de ficar estacionado nesse estágio é ver os seus clientes migrando para quem oferece um serviço ou produto de maior qualidade, praticidade e inovação.
A concorrência é quem sai ganhando e, em um mercado tão competitivo, isso pode levar à necessidade de encerrar as atividades.
Estágio 2: tecnologia como parte do negócio
As organizações que estão nessa etapa já sabem que o uso de soluções tecnológicas gera valor para o seu negócio e trazem impactos positivos.
Geralmente, a cultura de inovação na empresa começa a fazer diferença na rotina de trabalho.
Os colaboradores percebem que as atividades diárias se tornaram mais práticas com a automatização de processos.
Isso faz com que haja colaboração por parte deles para dar os próximos passos em busca de novas tecnologias que permitam uma entrega ainda melhor para o cliente.
Estágio 3: tecnologia como parte da estratégia
No estágio 3 a tecnologia não apenas está presente em alguns processos, como também faz parte de toda a estratégia.
É provável que, quando atinja esse estágio, a empresa já tenha considerado fortemente a implantação de sistemas de gestão integrada e outras soluções.
Aqui, já foi verificado o diferencial que a tecnologia tem a oferecer para o gerenciamento do negócio como um todo, além disso, a empresa já começa a apresentar um bom nível de maturidade tecnológica
Por esse motivo, os gestores buscam contar com uma equipe bem estruturada e focada em inovação.
Estágio 4: infraestrutura convergente
Estão nesse estágio as empresas mais maduras, que adaptaram o seu modelo de negócio para estar cada vez mais alinhados à inovação e à demanda dos clientes.
Um exemplo disso são as indústrias que adotam o sistema lean manufacturing e apresentam uma linha de produção muito mais eficiente.
Aqui, também é possível encontrar os negócios inovadores que mudaram o comportamento do mercado, como o Spotify, o Uber e a Netflix.
Estágio 5: inovação
O estágio 5 não é o final da transformação digital: ele é apenas uma referência de onde se encontram as empresas mais avançadas, em que a cultura da inovação já faz parte completamente do negócio.
Nessa etapa, são grandes os investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
As organizações que atingem esse nível lideram discussões sobre novas tecnologias e não têm medo de se arriscar.
Estão sempre adotando novos recursos, antecipando tendências e apresentando produtos e serviços cada vez mais surpreendentes.
Ao final deste artigo entendemos que a transformação digital é um passo importante para gerar valor a sua empresa e ao seu negócio.
Desta forma, todas as empresas desde as mais novas até mesmo as mais antigas devem refletir sobre os seus modelos de atuação para proceder com as novas tecnologias. Afinal, opções não faltarão, muito menos tendências.
Agora fica a pergunta, em qual estágio a sua empresa se encontra da transformação digital? O que falta para que a experiência de consumo do seu cliente seja perfeita?
Reflita neste artigo e tire suas conclusões! O bom planejamento é essencial para seu processo de digitalização empresarial.
Fonte: Totvs