Conectar os colaboradores ao processo de implantação de um ERP é fundamental para que haja o sucesso nessa tarefa. O ERP é um sistema de gestão integrada, onde é possível colher inúmeros benefícios para que a empresa otimize seus setores e organize melhor a gestão, garantindo mais lucratividade, produtividade e menos estresse para todos. Porém, para que os colaboradores se empenhem no processo de implantação de um ERP, é necessário haver um preparo. Trouxemos abaixo algumas dicas que podem ajudar muito nesse sentido. Veja!
Confira como conectar colaboradores ao processo de implantação de um ERP
Sem mais delongas, vamos às dicas que trouxemos sobre o assunto. Confira abaixo e comece a sua implantação do ERP com mais cuidado!
1- Explique os benefícios do sistema
A primeira dica para conectar os colaboradores ao processo de implantação de um ERP é que você tenha o cuidado de explicar para todos quais são os benefícios deste sistema. Afinal, todo mundo sabe que é muito mais fácil que a equipe se empenhe em uma mudança quando ela descobre o quanto isso vai ser benéfico para o seu próprio trabalho e o quanto o processo vai garantir mais produtividade e mais facilidade para o seu dia-a-dia.
Se você deixar de falar com a equipe, é muito comum que ela pense que a implantação do sistema é apenas um trabalho a mais, que vai trazer mais horas difíceis, ao invés de ser realmente algo que vem para somar e melhorar a rotina. Por isso, não deixe de explicar o quanto o sistema está vinculado a um trabalho mais tranquilo e mais fácil para todo mundo!
2- Faça um treinamento adequado
Para que a equipe aprenda mais sobre o sistema, é importante que haja um treinamento adequado, principalmente com ajuda de um engenheiro de software que possa mostrar todas as funcionalidades e explicar o que pode ser feito com aquele ERP. Faça um treinamento cuidadoso, sempre buscando entender as dificuldades de cada um e deixe abertura para dúvidas, ao invés de deixar que elas sejam sanadas apenas no dia-a-dia, quando o estresse está muito mais elevado e existe uma cobrança para que a produtividade não caia. Marque um treinamento com especialista e reúna todos que vão mexer no software ERP.
3- Busque ouvir os colaboradores
Por melhor que seja um sistema, é importante que os gestores escutem o que os colabores têm a dizer e quais são as funcionalidades mais importantes para eles para o dia-a-dia, afinal, são os funcionários que vão utilizar o sistema na prática e, por isso, é importante que eles se sintam parte da decisão. Antes mesmo de escolher o software ideal, faça uma pesquisa com as pessoas que trabalham com você e deixe que elas se sintam incluídas nessa implantação.
Quer mais detalhes? Entre em contato com nosso time para que possamos te ajudar na busca de um Software ERP de qualidade e que atenda as necessidades da sua equipe. Até a próxima!