Nós sabemos que o maior medo de todo e qualquer empreendedor, é pensar no risco da sua empresa entrar em falência. São anos de dedicação a um negócio, muito cuidado nas tratativas com o cliente e investimentos que, muitas vezes, não são pequenos. Por isso, toda ajuda para evitar que o pior aconteça, é bem-vinda e até mesmo muito necessária. No texto de hoje, vamos falar de uma calculadora que mostra os riscos da sua empresa falir – mas, calma, mesmo que você chegue a descobrir que a possibilidade é grande, há sempre como voltar atrás e reverter a situação. Veja abaixo mais sobre o assunto!
Como é possível calcular o risco da sua empresa entrar em falência?
Para entender mais sobre o assunto, precisamos compreender algo muito simples de ser explicado, mas difícil de ser colocado em prática. O risco de falência de uma empresa, normalmente, é calculado a partir de algumas métricas e números, como:
- Capital Circulante Líquido
- Reserva de Lucros
- Ativos Totais
- Patrimônio Líquido
- Lucro Retido
- Valor de Mercado
- E, claro, o faturamento bruto
Veja que, de maneira simplificada, é possível observar algo que muitos empreendedores ignoram: o faturamento bruto de uma empresa é apenas uma parte do seu sucesso. Há muitas empresas que acabam falindo, mesmo vendendo muito e com clientes fiéis à marca. Isso porque todo o restante foi negligenciado, fazendo com que o faturamento não cubra o custo para manter a empresa aberta, sendo inevitável a falência em algum momento.
Como funciona, então, a calculadora que mostra os riscos da sua empresa entrar em falência?
Falamos muito aqui em nosso blog sobre os softwares ERPs e de gestão. Basicamente, eles reúnem em um único local todas as informações necessárias para sabermos como anda a saúde da empresa, seus investimentos, suas dificuldades e tudo que pode gerar um problema no futuro próximo ou distante.
Nesses softwares, temos a calculadora que leva tudo que citamos acima – e mais um pouco – em consideração, fazendo com que seja possível prever uma falência iminente. Além disso, a calculadora pode traçar rotas, mostrando o que é viável tomar de atitudes que ajudem a evitar o problema e mover a empresa rumo ao crescimento sustentável.
A calculadora é suficiente para evitar a falência?
Obviamente, após ter conhecimento do problema, a empresa precisa tomar atitudes que permitam que ela saia dessa situação. Como falamos, além de calcular os riscos, os softwares também traçam saídas, de forma com que seja mais fácil entender qual caminho é mais seguro tomar. Mas, para que tudo dê certo, a empresa precisa de um empenho em conjunto com os gestores para tomar medidas que diminuam os riscos de falência e até possam permitir a expansão do negócio. Com um trabalho multidisciplinar, a empresa pode chegar muito mais longe e alcançar seus objetivos, sem passar pela temida falência que assombra os empreendedores.
Nós podemos ajudar a sua empresa a crescer, entre em contato! E não deixe de compartilhar o texto com seus amigos nas redes sociais! Até a próxima!