Diferença entre homeschooling e ensino à distância
O termo homeschooling está muito associado a ensino domiciliar, administrado pelos pais das crianças. Em momentos de crise, quando o ideal é não sair de casa, essa opção é, muitas vezes, considerada pelos responsáveis.
Em diversos países, o homeschooling se tornou uma prática comum, como uma alternativa ao modelo tradicional de ensino. Veja neste artigo como essa prática funciona e as principais diferenças entre esse ensino domiciliar e o ensino à distância.
O que é e como funciona o homeschooling?
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona o homeschooling. Trata-se de uma modalidade de ensino que visa flexibilizar a rotina dos pais e dos alunos. É um método de ensino em que os próprios pais educam os filhos, ensinando-os desde aprender a ler e a escrever, até disciplinas mais avançadas.
Essa modalidade de educação domiciliar dá a possibilidade de instrução para pessoas que não podem ir pessoalmente até a escola. Entretanto, no Brasil, esta não é uma prática legalizada, já que aqui os pais têm a obrigação de matricular os filhos em uma escola, seja particular ou pública.
Caso os pais ou responsáveis legais não levem ou matriculem os filhos na escola, podem ser processados segundo o Art. 246 do Código Penal Brasileiro, por abandono intelectual.
No entanto, essa prática é popular em alguns países, como Estados Unidos, Áustria, Bélgica, Canadá, França, entre outros. No Brasil, após o agravamento de casos gerado pela pandemia, surgiram algumas propostas para a liberação da modalidade.
Diferença entre homeschooling e ensino à distância
A principal diferença entre o ensino à distância e o homeschooling é que o primeiro é feito por docentes ligados a uma instituição de ensino, enquanto o segundo é executado pelos pais ou responsáveis.
O ensino à distância se torna cada vez mais popular devido à ascensão de tecnologias, que permitem a gestão educacional de maneira eficiente e sem prejudicar nenhum aspecto da aprendizagem.
Por meio de sistemas de gestão acadêmica, as instituições têm a possibilidade de manter esse modelo de ensino, já que muitos processos administrativos são automatizados.
Como a tecnologia pode facilitar o ensino remoto?
A transformação digital nas instituições de ensino já é uma realidade cada vez mais comum. A tecnologia pode ser uma grande aliada da educação, principalmente nos casos em que ela precisa ser feita de forma remota. Veja a seguir como soluções tecnológicas podem beneficiar a educação à distância:
Processamento de notas
Com um ERP (Enterprise Resource Planning) educacional, é possível fazer o processamento das notas dos alunos de forma automática, dispensando a presença do profissional na instituição.
Essa facilidade permite que os professores insiram as notas dos alunos no sistema por meio de um login e senha. Assim, a secretaria tem acesso, em tempo real, a essas informações e pode incluí-las no boletim e no histórico escolar do aluno.
Lista de presença digital
Outra facilidade que a tecnologia proporciona ao ensino remoto é a lista de chamada digital. O professor pode registrar os alunos que estavam presentes na aula por meio de um aplicativo e enviar a informação para o sistema da instituição.
Esses dados ficarão disponíveis no sistema de gestão acadêmica, para registros na ficha do estudante. Deste modo, a instituição tem mais controle sobre a frequência escolar dos alunos.
Comunicação interna
Outra facilidade da tecnologia é ampliar e facilitar a comunicação entre toda a comunidade acadêmica. Portanto, os docentes podem enviar comunicados aos pais a respeito do desempenho dos alunos, e os pais também podem se comunicar com os professores.
No caso do ensino superior, os próprios alunos têm acesso a informações de sua vida acadêmica por meio do portal do aluno. Lá ele pode visualizar suas notas, os comunicados da instituição e sua grade de matérias.
TOTVS Educacional: a solução para sua instituição
Após saber mais sobre o que é homeschooling e os benefícios que um sistema integrado de gestão acadêmica pode proporcionar para a educação, é possível entender o papel da tecnologia no aprendizado.
Contar com um sistema de gestão educacional pode dar mais controle sobre os processos administrativos da organização de ensino, proporcionando vantagens tanto para alunos, quanto para os profissionais. Conheça mais sobre o ERP educacional e como ele funciona!